Jovens socialistas preocupados com desertificação do Interior

PUB.

Seg, 07/11/2011 - 10:48


A saída dos jovens do distrito de Bragança para o litoral e para o estrangeiro preocupa a Juventude Socialista. A desertificação foi um dos problemas encontrados pelos jovens socialistas que estão a fazer um périplo pelos 12 concelhos do Nordeste Transmontano.

No final do Congresso Nacional da Juventude Socialista, que decorreu em Bragança, o  secretário geral da JS, Pedro Alves, acusou o  Secretário de Estado da Juventude e do Desporto de contribuir para a desertificação do interior. Alexandre Miguel Mestre incentivou os jovens desempregados a saírem da zona de conforto e emigrarem.

“Os dados dos Censos são reveladores de uma quebra demográfica. Agora assistimos não só a uma deslocação do interior para o litoral, mas muitas vezes também a uma deslocação do interior para o estrangeiro. Portanto o fenómeno da emigração é algo que está a voltar a acontecer e quando ouvimos declarações irresponsáveis como a do Secretário de Estado da Juventude que incentiva ao problema, dizendo que devemos  sair da zona de conforto e procurar soluções lá fora, está a contribuir para essa mesma desertificação”, realça Pedro Alves.

 O orçamento de Estado para 2012 também marcou a jornada de trabalho da Juventude Socialista. Pedro Alves afirma que este orçamento tem medidas gravosas para o distrito de Bragança. O secretário geral da JS aponta alternativas ao governo para reduzir os prejuízos deste orçamento para o interior do País.

“Nós analisamos áreas em que pode haver um recuo, nomeadamente no IVA para a restauração que terá vantagens no interior e nas zonas raianas como é o caso de Bragança, por outro lado acaba o IRC bonificado nas zonas do interior e é verdade que para as pequenas e médias empresas devia haver incentivos à fixação de jovens emprtesários, e em relação à agricultura os recursos que existem nas zonas do interior estão a ser subaproveitados”, defende o secretário geral da JS. 

Escrito por Brigantia

 A JS termina hoje a visita aos 12 concelhos do distrito de Bragança.