PUB.

Jorge Prado triunfa em Freixo de Espada à Cinta

PUB.

Seg, 30/07/2012 - 04:11


Freixo de Espada à Cinta foi, este domingo, a capital nordestina do motocross. A vila freixenista recebeu pela primeira vez o europeu da modalidade nas categorias de 65 cc e 85 cc. 47 pilotos de várias nacionalidades passaram pela pista multiusos.

Adrenalina e alta rotação não faltaram em Freixo de Espada à Cinta.
Na penúltima etapa da competição europeia o espanhol Jorge Prado subiu ao primeiro lugar do pódio na categoria de iniciados (85 cc). Para o jovem piloto não foi uma prova fácil:“Foi muito difícil porque os pilotos são todos muito bons e os nervos não ajudaram. Mas, no final venci”.Sobre a pista, que sofreu algumas alterações para este campeonato, Jorge Prado gostou das modificações a nível dos saltos:“Tem um traçado interessante e uns saltos bons. É muito semelhante à pista onde eu treino, é uma das melhores pistas do europeu”.Jorge Maricato, campeão nacional em iniciados, não conseguiu apurar-se para a final do europeu em Inglaterra e classificou-se no oitavo posto. Uma queda na segunda manga trouxe problemas à KTM do piloto que agora vai centrar as atenções no mundial de motocross na Bulgária:“Na primeira manga estava preparado e confiante tal como na segunda, entrei motivante. Na segunda volta após um mau arranque consegui recuperar e estava no top dez. Mas, um toque com um piloto espanhol fez com que eu caísse e fiquei sem travão da frente e com problemas na embraiagem. Depois ainda recuperei duas posições mas não foi suficiente já que fiquei de fora da final do europeu. Estou um pouco chateado mas vou seguir em frente e preparar-me para o Campeonato do Mundo na Bulgária”.Na classe de infantis, 65 cc, a vitória foi para o suíço Xylian Ramella em KTM.
No final da prova, Raúl Ferreira confessou que esperava mais público. No entanto, o presidente da Junta de Freguesia de Freixo refere que o mais importante foi “a promoção do concelho” através da realização do europeu.A prova deverá voltar a Freixo no próximo ano a avaliar pelas palavras de Nicoleta Olariu da União Europeia de Motocross. A membro do júri garante que foi a prova que teve melhor organização até à data:“ Eu passei por doze países este ano e esta corrida foi a que teve a melhor organização. Tudo foi tratado como se fosse uma prova do mundial e não do europeu”.

O Europeu de Motocross em Freixo de Espada à Cinta contou com a colaboração do Ginásio Clube de Águeda,

Escrito por Brigantia