PUB.

João Pedro orgulhoso do trabalho com os mais pequenos

PUB.

Qui, 21/06/2012 - 19:41


Jogar na equipa de seniores e treinar a equipa de infantis não é tarefa fácil. Mas, João Pedro assumiu bem o duplo papel no Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros. O defesa esquerdo de 25 anos chegou ao Macedo na temporada passada e não conseguiu dizer não ao convite feito pela direcção para treinar os pequenos atletas.

João Pedro confessa que ficou um pouco reticente já que desconhecia o futebol praticado pelas outras equipas. “Fomos convidados, eu e o Zé Tiago, a assumir este papel e não fazíamos ideia do potencial dos adversários, mas aos poucos fomo-nos inteirando das situações”, referiu. A equipa de infantis do Macedo terminou no oitavo posto com 47 pontos e para o treinador foi positivo. “Até fizemos um bom campeonato. Se continuarmos este trabalho penso que o Macedo vai ter um futuro risonho nestes escalões”, afirmou João Pedro.
Esta foi a segunda vez que o jogador/treinador, natural de Matosinhos, lidou com os mais pequenos. A primeira experiência foi como preparador físico no Lavrense.
Para João Pedro foi “óptimo” e “gratificante” trabalhar com crianças e garante que todos gostaram do trabalho desenvolvido por ele e também pelo médio Zé Tiago que teve a seu cargo a equipa de benjamins. João Pedro não esquece no entanto outros jogadores da equipa de seniores que também trabalharam com os mais pequenos. “Não podemos esquecer o Patrão, o Ricardinho e o Cláudio, que depois acabou por sair para ir jogar para Angola. Nesta última semana de treinos eles até nos disseram que este ano foi o ano deles e que aprenderam muito”, contou.
Mas nem tudo é fácil no trabalho com as crianças. João Pedro confessa que o início foi “complicado” já que é importante estabelecer regras e prioridades, caso dos estudos. “Desde o primeiro momento que procuramos dizer-lhes que a escola está sempre em primeiro lugar. No final de cada período analisávamos as notas deles e tentamos perceber no que podiam melhorar”. Se o início foi complicado, e a fase foi de adaptação, agora João Pedro confessa que a uma determinada altura ele e o Zé Tiago pensaram como iria ser no final da temporada se tivessem que rumar a outro clube. “Estamos muito ligados a eles e criaram-se laços de amizade e de afecto. Se eu tivesse que os abandonar ia custar me imenso”. Mas isso não vai acontece porque João Pedro já renovou pelo Macedo e tudo indica que vá continuar a trabalhar com as equipas de formação, pelo menos já foi abordado nesse sentido.
Ao domingo tinha espectadores especiais na bancada, os pequenos atletas não falhavam um jogo em casa do plantel sénior e lá estavam no meio de gente grande a torcer pelo treinador que nos treinos apelidam de “mister João” e fora do estádio chamam João Pedro. “Era engraçado e servia de motivação. Tanto eu como o Zé, o Ricardinho e o Patrão ficávamos contentes por vê-los na bancada”.
Mas o processo de formação no Macedo pode melhorar. O jovem treinador considera que é fundamental haver mais que um director a trabalhar com os mais pequenos por uma questão de organização. “Penso que isto terá que levar uma volta. Falta uma pessoa a tempo inteiro a dedicar-se exclusivamente ao departamento de formação. Acho que era importante”, referiu João Pedro.
E em final de temporada, o técnico não esqueceu o apoio incondicional dos pais. “Os pais são importantes neste processo e é bom saber que gostaram do nosso trabalho. Sempre houve uma boa relação com os pais. Sempre que precisamos eles estavam disponíveis”.

Escrito por Brigantia (CIR)