Já há solução para manter serviço de radiologia

PUB.

Ter, 23/08/2011 - 11:02


Afinal, vai continuar a haver serviço de radiologia nos quatro concelhos do distrito de Bragança. Recorde-se que a Brigantia denunciou, na semana passada, que Alfândega da Fé, Vimioso, Freixo de Espada à Cinta e Miranda do Douro tinham ficado sem serviço devido ao limite de horas extraordinárias dos técnicos.

Mas Berta Nunes, a presidente da câmara de Alfândega da Fé, não gostou de saber do assunto pela comunicação social. E diz que já encontrou uma solução para o problema.

“Depois de ter tido conhecimento pela comunicação social, o que lamento, contactei os responsáveis do ACES e fiz-lhes ver o nosso ponto de vista. A radiologia foi pensada para evitar as deslocações dos utentes dos concelhos mais distantes e não fazia sentido parar o serviço. Se é verdade que possa haver constrangimentos financeiros, sei que com os técnicos que temos que é possível reorganizar os horários e resolver o problema. Foi o que os responsáveis do ACES fizeram depois.”

Para já, haverá a redistribuição de horários.

“Temos recursos suficientes. Por exemplo, temos teleradiologia no centro de saúde de Bragança e é preferível parar este serviço, porque os utentes podem ir ao hospital, e a técnica assegurar o serviço nos centros de saúde mais distantes.”

Recorde-se que Berta Nunes era a anterior responsável pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste e foi a actual presidente da câmara de Alfândega da Fé que instituiu estes serviços descentralizados.

Por isso, considera que esta solução deveria ter sido encontrada há mais tempo.

“Penso é que esta decisão nem sequer foi tomada pelas pessoas mais responsáveis. Foi tomada por dirigentes intermédios com pouca ponderação. O que acontece é que há uma grande indefinição, não existem responsáveis nomeados porque a ULS existe mas ainda não está a funcionar. O importante é que sejam nomeados responsáveis o mais depressa possível”, sublinhou.

 

Já Manuel Lobo, o representante dos técnicos, que fala em nome da Organização Portuguesa dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, diz que, oficialmente, ainda não foram informados da retoma do serviço.

“A nível oficial não. Mas já fomos contactados e disseram-nos que tem de haver uma solução, mas creio que só no início da próxima semana haverá novidades. Esta solução já poderia ter sido encontrada há mais tempo”, frisou.

Um dos centros de saúde que viu o serviço de Radiologia ser fechado é o de Miranda do Douro.

De acordo com fonte da administração desta unidade, até ao momento ainda não recebeu qualquer informação oficial.

Assim, o serviço de Radiologia de que funcionava duas vezes por semana, continua fechado.

Deverá ser retomado na próxima semana.

Escrito por Brigantia