IPB estuda beneficio do uso das águas residuais no amendoal

PUB.

Ter, 09/04/2024 - 09:05


As águas residuais das ETAR’s podem ser benéficas para a agricultura

O Instituto Politécnico de Bragança faz agora parte de um projecto que vai avaliar o uso destas águas em culturas de regadio.

 A investigação vai ser feita num amendoal em Alfândega da Fé. “Vamos comparar a utilização das águas convencionais das barragens, neste caso de Alfândega, com a água residual e depois vamos avaliar o impacto que essas águas têm na árvore, na produtividade, na performer, mas também no solo, para que fique claro que não há qualquer risco ou problema com a utilização destas águas na agricultura”, explicou o coordenador e investigador, Ângelo Rodrigues.

O projecto vai começar em breve, com a instalação da rede de regadio, e a investigação vai decorrer até 2026.

O objectivo é mostrar que podem ser usadas nas culturas agrícolas. “São águas que têm tendência a ser ricas em nutrientes, isto é, dão um complemento de fertilização aos pomares. O objectivo final é que não haja reservas dos produtores que possam estar próximos e ter acesso a estas águas, porque nós vamos demonstrar, em princípio, que elas têm qualidade equivalente e, se calhar, nalgumas situações até melhor que as águas convencionais de regadio”, disse.

Uma vez que na região a falta de regadio é um problema, o docente e investigador do IPB, Ângelo Rodrigues, considera que não pode ser desperdiçada esta oportunidade.

O projecto "I-ReWater” envolve 16 entidades de Portugal, Espanha, França e Andorra. Em Portugal, há quatro campos experimentais, um amendoal em Alfândega da Fé, coordenado pelo IPB, um olival em Mirandela, coordenado pela UTAD e duas vinhas no Sul do país, coordenados pelo INIAV.

O orçamento é de 2,2 mil milhões de euros, dos quais 500 mil serão destinados a Portugal. 75% é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais