Intoxicação alimentar no IPB

PUB.

Qua, 01/10/2008 - 17:25


Alguns alunos do Instituto Politécnico de Bragança, que jantaram terça-feira na cantina, estão com sintomas de uma intoxicação alimentar. A ementa era constituída por carne à alentejana servida com puré e arroz.  

Durante a manhã e a tarde de hoje muitos foram os que se deslocaram ao serviço de Urgência do Hospital de Bragança.

“Desde as oito da manhã que tenho estado a ir à casa de banho de dez em dez minutos” afirma um estudante. “Sentimo-nos muito indispostos, com dores de barriga” conta outra aluna.

De acordo com a enfermeira chefe do Hospital de Bragança, Conceição Vieira, foram quase 50 alunos que passaram pela urgência, mas segundo ela a situação não é alarmante. “Não estavam desidratados, mas foram medicados e regressaram a casa” refere. Apenas três estudantes permaneceram na urgência para “fazer observação e a quem foi administrado soro”.

A coordenadora do gabinete de Imagem e Apoio ao aluno do IPB, admite que esta intoxicação pode ter sido causada pela comida ingerida na cantina e garante que já estão a ser tomadas medidas. “Já foi accionado o mecanismo de análise da comida do jantar que fica sempre congelada precisamente por causa de situações como esta” refere Anabela Martins acrescentando que “também não descartamos a hipótese de ter sido outra coisa qualquer e por isso já pedimos aos conselhos directivos das escolas para fazer um levantamento dos casos para percebermos se foi ou não uma situação pontual”.

A maior parte dos alunos assistida no hospital já regressaram a casa.