Internet wireless em Mirandela

PUB.

Ter, 12/08/2008 - 14:59


Internet gratuita num banco de jardim, na zona verde ou até numa esplanada. É um cenário possível em diversos locais da cidade de Mirandela, para quem tenha computador portátil. O novo sistema wireless, Internet sem fios, está em funcionamento experimental desde Junho e ao que parece, a ideia está a ter uma adesão significativa.

Em pleno centro da cidade de Mirandela, no meio da rua, num banco de jardim, numa esplanada ou até a desfrutar de um tempo de descanso na zona verde junto às margens do rio Tua, pode aceder à Internet, enviar e receber e-mails de forma gratuita. Esta novidade é o resultado de uma parceria entre a câmara municipal e a empresa Nuanceview, que integra vários jovens licenciados de Mirandela. O sistema está a funcionar desde Junho, de forma experimental, e até ao início do mês já foram contabilizados mais de 500 utilizadores deste sistema WIFI. Uma adesão que supera as expectativas como confirma o vereador da autarquia, José Maçaira. “Qualquer utilizador pode utilizar a rede WIFI no centro da cidade, na Rua da República, na ribeira de Carvalhais, no parque José Gama e na ponte”, revela José Maçaira, considerando que “tem sido muito positivo, tem tido um adesão muito grande”, garante o vereador.

  José Maçaira acredita que tem todas as condições para ser alargado a mais pontos da cidade. Para já, a adesão ao serviço é favorável ao crescimento da rede. Até agora, o uso é gratuito, mas não fica de parte a ideia de que, com o alargamento, o utilizador do serviço restrito possa vir a pagar. “Há dois tipos de acesso, um acesso livre até 60 minutos, e há um acesso restrito que estamos a usar na câmara com uma palavra passe”, explica o vereador da autarquia afirmando que “poderá evoluir esse acesso restrito para pago, mas ainda é prematuro falar nesse assunto”.   

A autarquia está a divulgar este serviço por forma a poder aumentar o número de utilizadores. “Nós aproveitámos a descompressão das festas em Mirandela para colocar em todos os boletins a divulgação desta rede, embora saibamos que há muitos mirandelenses que já sabem que existe a rede”, sublinha o vereador.

 

E para quem pensa que pode vir a usufruir de Internet gratuita nas suas casas, José Maçaira adverte que este serviço é de difícil acesso em locais que não sejam ao ar livre. “Neste tipo de rede o acesso dentro de casa não é tão fácil, porque este tipo de rede é muito para a rua, para o espaço livre”, esclarece José Maçaira advertindo que “em casa se tiver uma antena exterior funcionará bem, se não tiver não é tão fácil”. “É capaz de apanhar a rede mas não comunica muito bem”, conclui.  

 

Em Mirandela é possível aceder à Internet no meio da rua e de forma gratuita.