Qui, 08/04/2010 - 09:18
Com esta acção “pretende-se essencialmente promover o uso das tecnologias, nomeadamente a Internet, entre os avós e os netos, reforçando os laços familiares” explica Raquel Patrício, docente do IPB e uma das organizadoras do projecto. “A população com mais idade tem alguma relutância na utilização das tecnologias e nós queremos promover esse uso e os netos vêm aqui reforçar essa interacção” acrescenta.
A responsável acredita que na segunda edição do TINA a realizar no final do mês possa ter mais participações. “Aqui em Bragança temos sete avós e sete netos. Em Mogadouro são nove” adianta. “Esta primeira acção decorre até sexta-feira, mas depois vamos ter outra edição no final do mês e aí talvez tenhamos mais inscrições” refere.
Alguns avós já tinham tido contacto com os computadores, mas manifestavam-se esperançados em aprender mais.
Para outros foi uma estreia.
Já os netos, com alguma experiência, estavam ansiosos por ensinar os avós. “Sei pouco de computadores, mas já manobro e aqui vamos aprender um com o outro” afirma Telmo Palas. Já o neto, de cinco anos, diz que vai “ensinar o avô a fazer pastas, que é uma coisa que eu sei fazer muito bem e outras coisas também”.
Esta é a primeira vez que Carmilda Martins vai utilizar um computador e espera “ver coisas bonitas que a Raquel me vai mostrar” refere. A neta, Raquel Paradinha diz que vai ensinar à avó “tudo o que ela quiser porque eu já sei algumas coisas de computadores que aprendi no infantário e com a minha mãe”.
O projecto TINA pode vir a repetir-se no próximo ano, se a avaliação desta primeira experiência se revelar positiva.
Escrito por Brigantia