Ter, 19/05/2009 - 08:13
A iniciativa chama-se “Livros Livres” e foi lançada esta segunda-feira. Consiste em deixar um livro em qualquer local para que outros o encontrem e depois de o lerem o voltem a libertar. Esta é a filosofia do Bookcrossing que chega às escolas do IPB, como explica o presidente, Sobrinho Teixeira:
“As pessoas podem levar, trazer, folhear, levar para o gabinete… claro que há sempre o risco de algum livro se extraviar mas isso não é o fundamental. O fundamental é levar as pessoas a desenvolver o gosto pela leitura. Queremos mostrar aos jovens que não existem só os computadores, também há livros escritos e que é um exercício intelectual tremendo.”
Esta iniciativa arranca com 500 livros que foram cedidos por vários livreiros e é “amadrinhada” por Edite Estrela.
A eurodeputada socialista no Parlamento Europeu considera que o “Livros Livres” pode fazer estimular o gosto pela leitura nos estudantes do ensino superior. Edite Estrela diz que “quando e trata de alunos da área das ciências que se dedicam à investigação, ficam muito agarrados aos livros técnicos e esquecem-se que há mais livros para além dos livros técnicos”. Por isso, “é importante que se valorize a literatura”.
“Livros Livres” também vai chegar em breve à Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, em Mirandela.
Escrito por Brigantia