Incidente entre Mesa e vereador da oposição na AM de Bragança

PUB.

Seg, 02/05/2011 - 11:19


A última sessão da Assembleia Municipal de Bragança ficou ainda marcada por um incidente entre o presidente da Mesa, Luís Afonso, e o vereador independente, Humberto Rocha.

Sentado junto a membros da sua bancada, ao contrário do que é habitual, uma vez que os membros do Executivo têm um local próprio para assistirem aos trabalhos, Humberto Rocha foi instado a ocupá-lo, tendo recusado. Alegou que precisava de sair pouco depois e não queria perturbar os trabalhos.Mas acusa Luís Afonso de perseguição política.“Disse-me para me sentar nos lugares destinados aos membros do Executivo, ou para sair. É evidente que está a fazer uma má interpretação do regimento”, começou por adiantar. “Isto tem outras motivações. Provavelmente terá ficado incomodado com as questões que eu coloquei na última reunião de câmara ou com a intervenção que fizemos aqui no 25 de Abril. Mas o Movimento Independente, em cumprimento das regras desta Assembleia, faz o que bem quer e entende e rimo-nos das pressões políticas, venham elas de onde vierem.”

Uma acusação que o presidente da mesa rebate.

 

“Desconheço qualquer incidente, nem sei do que estamos a falar. Não há ligação nenhuma entre uma reunião de câmara e o que aconteceu na Assembleia Municipal foi que a Mesa apenas pretendeu conduzir os trabalhos em conformidade com o regimento aprovado, e que os trabalhos decorram sem problemas e que não seja colocada, como foi, em causa, a autoridade da Mesa”, destacou.

 

Luis Afonso, apesar de admitir uma falha do regimento, destaca a autoridade da Mesa que considera ter sido posta em causa.

 

“Claramente, na minha opinião, essa situação perturba os trabalhos, porque a Mesa tem de fazer a contagem dos deputados para ver se há quórum e nas votações e é, por isso, necessário, que os deputados estejam nos seus lugares. Há uma omissão do regimento mas o artigo nono diz que compete à Mesa deliberar sobre as questões de interpretação e integração de lacunas do regimento.”

 Humberto Rocha acabaria por ocupar o seu lugar da parte da tarde.

Nota ainda para um outro incidente, com dois deputados, um do PS e outro do PSD, que participaram nas votações, apesar de lhes ter sido marcada falta por não terem estado presentes da parte da manhã.

Escrito por Brigantia