Importância da qualidade do sono discutida nas primeiras Jornadas Alerta Sono no IPB

PUB.

Sex, 15/03/2024 - 08:54


Uma boa noite de sono não pode ser descurada porque é fundamental para uma boa saúde e qualidade de vida

E é precisamente sobre o sono e a sua importância que hoje se vai falar no Instituto Politécnico de Bragança.

O auditório Engº Alcino Miguel acolhe as I Jornadas Alerta Sono e, segundo Ana Sofia Coelho, doutorada em ciências da saúde, na área do sono, há três aspectos a ter em conta para avaliar o que é uma noite bem dormida. “Primeiro, o número de horas de sono. Há horas recomendadas ao longo do ciclo de vida. O maior número de horas é nos recém-nascidos e vai diminuindo ao longo da vida, contudo, mesmo os idosos necessitam de dormir seis horas para considerarmos uma boa noite de sono. É importante também a qualidade deste sono, ou seja, dormirmos num ambiente que promova a qualidade do sono, que evite os microdespertares nocturnos. O terceiro ponto está relacionado com todas as rotinas ao longo do dia que vão influenciar a qualidade do sono à noite e que aumentam o período entre nos deitarmos e adormeceremos”, explicou.

A coordenadora do projecto Alerta Sono esclareceu ainda que durante o sono acontecem vários procedimentos vitais. “A estimulação do sistema imunitário, a estimulação da síntese de proteínas que são essenciais ao funcionamento do nosso corpo, também de enzimas e hormonas que mantem o nosso organismo a funcionar. Durante o sono há todo o processo de termo regulação, que é a baixa da temperatura corporal para permitir que o nosso organismo não sobreaqueça e não entre em exaustão. A temperatura cerebral diminui durante o sono para permitir que todos os processos neuronais sejam mantidos durante o sono”, disse, acrescentando que a qualidade do sono é um factor importante na prevenção de doenças cardiovasculares.

As jornadas são organizadas pela Unidade Local de Saúde do Nordeste e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. Acontecem hoje, data em que se assinala o Dia Mundial do Sono, e são direcionadas para profissionais de saúde, docentes, estudantes e outros interessados na temática.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves