I Zoelae Trail alia o desporto à história

PUB.

Qui, 11/05/2017 - 15:25


“Corre até às origens” é o slogan do I Zoelae Trail. A prova é organizada pelo Município de Bragança e está marcada para o dia 13 de Agosto.

A competição vai coincidir com a realização da Festa da História na cidade brigantina. Hernâni Dias, presidente do município, espera por isso muitos participantes.
“É a primeira prova de trail que vamos organizar e acredito que vai ser muito participada. Será, seguramente, uma referência e decorre num período interessante, em Agosto. A prova coincide com a Festa da História”.
O I Zoelae Trail incluiu duas provas: um trail longo, de 25 quilómetros, e um curto, de 17 quilómetros.
A prova vai partir da aldeia de Castro de Avelãs, lugar onde outrora habitou o povo pré-romano Zoelae, e termina no Castelo de Bragança.
Segundo Henrique Ferreira, director da prova, são percursos acessíveis aos participantes.
“É um percurso acessível a todos os que já têm experiência neste desporto. A prova vai subir à Serra da Nogueira, depois de sair de castro de Avelãs, depois segue pela antiga linha do comboio e no final há a subida do castelo. Penso que a parte mais interessante será na Serra da Nogueira”, explicou.
Henrique Ferreira mostra-se cauteloso no que diz respeito ao número de participantes para esta primeira edição, mas aponta para mais de meio milhar de trailistas. “Nesta primeira edição não queremos arriscar muito mas contamos com 500 a 600 participantes”.
Na apresentação da prova, realizada esta quinta-feira, esteve Maria Elisa Santos. A atleta é natural de Bragança, vive em Setúbal, e iniciou-se na modalidade há dois anos.
Maria Elisa destaca as boas condições para a prática deste desporto no nordeste transmontano, uma modalidade que está a ganhar adeptos. “Tem todas as condições para a prática do trail, mas é uma modalidade que não está desenvolvida nesta região”.
O I Zoelae Trail, um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo, é apadrinhado pelo trailista David Quelhas e realiza-se no dia 13 de Agosto, em Bragança.

Jornalista: 
Susana Madureira