Habitante de Azibeiro descontente com localização de estábulo

PUB.

Qua, 30/04/2008 - 09:18


Uma habitante de Azibeiro, na freguesia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, está farta dos maus cheiros à porta de casa oriundos de um estábulo de ovelhas. Fazem barulho, não deixam dormir e o cheiro é insuportável. É assim que Zulmira Mendes define a situação, acrescentando que as ovelhas são ali colocadas para não incomodar o proprietário.

“Por vezes são 15, por vezes são 10 ovelhas, as crias nascem na corriça dele ao pé de casa, mas para não os perturbar a eles agarram nelas e põem-nas ao pé de minha casa”, conta a queixosa. “As ovelhas perturbam porque berram à procura da mãe, e até com os maus cheiros, isto já se arrasta há muito tempo”, lamenta Zulmira Mendes.

 

Zulmira Mendes diz estar farta da situação e ameaça recorrer ao ministério de ambiente se os animais não forem retirados daquele local. “Eu durmo com a minha cabeça encostada aonde as ovelhas estão, eu só quero que tire dali as ovelhas, já lhe comuniquei e caso ele não as tire vou escrever para o ministro do ambiente, isto não vai ficar parado”, garante Zulmira Mendes.

 

Sem prestar declarações gravadas, Inácia Rosa, delegada de saúde de Macedo, diz que o dono do estábulo foi obrigado a construir uma parede para separar os animais da casa contígua e essa ordem foi acatada.

 

André Bragada, o criador visado, e, também não quis falar sobre este assunto, mas refere que está autorizado pela câmara a ter ali as ovelhas.