PUB.

"Há um modelo de formação que gostaríamos que os clubes o aceitassem"

PUB.

Seg, 19/06/2017 - 06:21


António Branco considera importante avançar com uma estratégia de desenvolvimento do futebol de formação a partir dos 15 anos no concelho de Mirandela.

O presidente do município mirandelense marcou presença na festa de final de época da ADSP Vale do Conde, no sábado, onde garantiu já haver um modelo para potenciar as equipas de formação dos três clubes do concelho.
“Os clubes estão a trabalhar bem até aos 15, 16 anos e não é necessário mexer em nada. A partir dessas idades temos que começar a pensar em criar uma estrutura alternativa para os jovens que querem continuar a praticar futebol e para que as equipas de juvenis e juniores possam apoiar os seniores. Há um modelo de formação feito por técnicos de desporto e gostaríamos que os clubes o aceitassem”.
Gilberto Gomes alinha pelas ideias do autarca. O treinador da ADSP Vale do Conde vai competir no nacional de iniciados na próxima época e defende a formação de uma equipa “com os melhores jogadores do concelho”.
Garantidos estão os transportes para a equipa de iniciados no nacional.
A  ADSP Vale do Conde /Escola Gilberto Gomes conseguiu dois títulos distritais, em benjamins e iniciados na última época.
A escola abriu portas em 2009 com 15 jogadores. Oito anos depois conta com cerca de 150 atletas nos escalões de petizes, traquinas, benjamins, infantis e iniciados. Números impensáveis em 2009.
“Sinceramente era difícil em 2009 prevermos este crescimento. Temos neste momento 150 atletas”, refere Susana Costa, directora da escola.
Na nova temporada, a ADSP Vale do Conde deverá avançar com uma equipa de juvenis e em Setembro o Centro de Estágios vai ser uma realidade.
A festa de encerramento da escola de futebol reuniu, no sábado, treinadores, directores, patrocinadores, jogadores, encarregados de educação e contou com a presença de António Campos, presidente do Rio Ave.

 

Jornalista: 
Susana Madureira