Há cada vez mais pessoas a recorrer aos bombeiros em situações de emergência

PUB.

Sex, 16/03/2012 - 09:26


Há cada vez mais pessoas a recorrer aos bombeiros em situações de emergência. O presidente da Federação dos Bombeiros de Bragança afirma que as corporações do distrito têm registado um aumento do número de emergências e uma quebra no transporte programado.

Para Diamantino Lopes, os idosos estão a deixar de ir às consultas e a ir ao médico apenas em situações de urgência, para não pagarem o transporte do próprio bolso. “É um mecanismo de reforço que as pessoas utilizam para suprir uma dificuldade. Como não têm o transporte dado directamente pelo Centro de Saúde recorrem a uma estratégia de que obtêm o transporte pago pela via da urgência. Não me quero comprometer com nenhum número, mas já analisámos esses dados e verificámos que aumentou este tipo de transporte e diminuiu muito o transporte de doentes. Isto faz com que o transporte de doentes no distrito tenha diminuído mais de 50 por cento”, afirma o presidente da Federação.  Diamantino Lopes critica o Governo por ter cortado o apoio para o transporte de doentes e lembra que o que está em causa não é só a sobrevivências das corporações de bombeiros, mas também o acesso da população com menos posses à Saúde. “Na cabeça de alguém isto até não é mau de todo, porque quanto mais morrerem menos despesa vamos ter com o transporte, menos despesa vamos ter com a Saúde e menos despesa vamos ter com as reformas. Não tenho dúvidas disso. O lema dos bombeiros é servir e portanto a nós preocupa-nos a diminuição da receita dos bombeiros e isto é grave, mas por outro lado também temos a certeza de que as populações estão a ser mal servidas e isso também nos preocupa, porque nós quando fazemos um transporte é de qualidade”, atira Diamantino Lopes.  

O presidente da Federação dos Bombeiros de Bragança a acusar o Governo de estar a barrar o acesso à Saúde aos idosos do distrito.

Escrito por Brigantia (CIR)