Grávidas e idosos já podem requerer cheques-dentista

PUB.

Ter, 03/06/2008 - 08:17


Já está a funcionar no distrito de Bragança o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral. O plano lançado pelo Governo em Fevereiro vai abranger os idosos beneficiários do complemento solidário e as grávidas, que já têm acesso a tratamentos de saúde oral gratuitos.  

Através da atribuição de cheques dentista os utentes podem usufruir dos cuidados de saúde dentária nas clínicas que integram o programa. “Todas as grávidas que o desejem já se podem dirigir ao seu médico de família no centro de saúde solicitam o cheque dentista, o médico passa uma credencial e com ela vão ao administrativo que lhe passa o cheque” explica a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança.

 

Os cheques estão disponíveis em todos os centros de saúde do distrito mas para já só aderiram a este programa médicos-dentistas em Bragança, Mirandela, Macedo, Mogadouro, Vila Flor e Alfandega da Fé. “Nos outros concelhos ainda não temos, até ao momento, médicos dentistas, mas as pessoas podem sempre deslocar-se ao concelho vizinho” refere Berta Nunes.

 

Berta Nunes não tem dúvidas de que o programa de saúde oral vai ajudar os idosos e as grávidas do distrito. “Durante a gravidez há uma série de alterações no organismo que dão mais problemas de saúde oral” afirma. A coordenadora considera que para os idosos também é importante porque “têm reformas bastante baixas e muitos deles não têm hipótese de se tratar e ter acesso a dentistas” refere.

 

Os idosos têm direito a dois cheques dentista por ano no valor máximo de 80 euros.

As grávidas podem usufruir de três cheques no valor total de 120 euros, sendo que todas se podem candidatar.