Governo vai ajudar a recuperar património no distrito de Bragança

PUB.

Qui, 24/03/2011 - 10:11


180 mil euros vão ser investidos no distrito de Bragança para a recuperação de património religioso, associativo e social.

São cinco projectos que foram contemplados de entre 20 candidaturas a TNS’s.

O primeiro protocolo foi assinado em Sendim, Miranda do Douro, para a remodelação do Salão de Festas da vila.

O Governador Civil de Bragança, Jorge Gomes, salienta que nem todos os anos são abertas candidaturas a TNS’s.

“Foi um projecto da Junta de Freguesia, uma candidatura que já tem alguns anos. Este ano foram recepcionadas cinco candidaturas das várias que há no distrito de Bragança. Este é um programa com fundos do Estado e depende da disponibilidade”, explicou.

  

Um investimento no valor de 85 mil euros, comparticipado em 45% pelo Estado.

O presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, sublinha que a autarquia vai apoiar esta obra, no entanto, ainda não está definido o valor da comparticipação.

 “Todos os anos temos apoiado na recuperação de igrejas, de património, e temos apoiado em média uma a duas obras por ano. Esta obra está orçamentada em 80 mil euros, vamos ter de ver qual a comparticipação do Estado e da Câmara Municipal.”

Uma obra desejada há mais de 20 anos, como refere o presidente da Junta de Freguesia de Sendim, Aquilino Ginjo.

 “Era um sonho fazer um pavilhão multiusos em Sendim. Agora que tenha várias funções. Há muitas senhoras que gostam de fazer ginástica, aeróbica. Quando queremos fazer alguma coisa é muito quente no Verão e muito frio no Inverno. Temos ainda a questão do Intercéltico. Foram lá feitas as tabernas dos celtas durante vários anos mas a actividade teve de ser suspensa porque era quase impossível pôr lá som.”

Até sábado serão assinados mais quatro protocolos de recuperação mas da área do património religioso.

As freguesias contempladas são Barcel, em Mirandela, Espinhosela, em Bragança, Pinheiro Novo, em Vinhais e Torre de Moncorvo.

Escrito por CIR