Governo quer encerrar seis tribunais no distrito de Bragança

PUB.

Ter, 29/05/2012 - 17:49


O número de tribunais a encerrar no distrito passou de quatro para seis.

A nova proposta de reforma do mapa judiciário prevê ainda a extinção dos tribunais de Vila Flor e de Miranda do Douro, que se juntam aos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vinhais e Vimioso.
O presidente da Câmara de Vila Flor, Artur Pimentel, diz que não foi apanhado de surpresa, mas teme que este serviço seja retirado à população:“Temo que venha a acontecer. É estar a acabar de um momento para o outro com instituições que são seculares e que fazem falta”.A presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, lamenta que o Ministério da Justiça em vez de recuar, apresente uma proposta ainda com mais encerramentos:“Considero isto quase uma provocação porque tudo o que foi dito não teve qualquer eco no ministério e ainda foi agravada a situação com o encerramento de mais tribunais. A senhora ministra tem alguma consideração por aquilo que os representantes dos munícipes e das populações foram lá dizer ás reuniões? Parece que não. Não tem nenhuma sensibilidade para o problema que vamos ter, se os tribunais forem fechados, que é o acesso à justiça”.

Depois de esgotadas as negociações, os autarcas dos concelhos onde está previsto o encerramento de tribunais vão reunir-se amanhã, em Bragança, para discutirem as próximas medidas reivindicativas.

Escrito por Brigantia (CIR)