GNR previne idosos para burlas

PUB.

Ter, 19/10/2010 - 09:19


Os idosos são os principais alvos de burla na região transmontana. E, para que diminuam os episódios de fraude, a Guarda Nacional Republicana percorre o distrito com acções de sensibilização, alertando os mais velhos para os perigos que correm. Em Macedo de Cavaleiros as autoridades deram a conhecer algumas histórias de trapaças, qual é o perfil-tipo do burlão e as formas que utiliza para dar a volta aos mais velhos.  

Por norma o burlão, ou o aldrabão, como lhe prefere chamar o agente da GNR, é um “bom falante”, fala ao coração, fazendo-se passar por amigo de um familiar chegado ou tenta vender um produto de fraca qualidade fazendo parecer tratar-se do último grito tecnológico.

 

Foi assim que um casal de Morais, em Macedo de Cavaleiros, foi enganado na compra de um soldador.

“Ficamos sem 200 contos. Passado meio anos de o ter comprado o homem veio perguntar se estávamos contente com ele e nós dissemos que não porque o motor não prestava. Ele disse que o levava para a fábrica para compor. Mas até hoje” conta a mulher.

 

Porque são cada vez mais as histórias de burla no concelho e na região.

A vereadora da Educação e Cultura explica que a autarquia de Macedo decidiu juntar-se a esta acção de sensibilização para tentar que diminua o número de fraudes a idosos.

“Estas situações acontecem por todo o lado e repetem-se cada vez mais. Isto é uma forma de tentar evitar que aconteça no nosso concelho” afirma Sílvia Garcia.

 

O comandante da GNR de Macedo, confirma que são várias as ocorrências e refere que estas acções de sensibilização para idosos podem marcar a diferença, pois são eles o principal alvo dos burlões.

“É uma prevenção. Se por acaso acontecer, é para idosos estarem atentos a situações e poderem contactar-nos para actuarmos mais facilmente” afirma Francisco Fernandes.

 

É comum deixar as chaves na porta, bilhetes nos pequenos comércios a dizer “Volto Já” e abrir a porta a quem quer que bata.

Hábitos de outros tempos que é preciso agora mudar.

Em saídas prolongadas, como férias, é conveniente ainda alertas uma força policial para essa ausência.

Conselhos deixados em Macedo de Cavaleiros, na iniciativa da GNR “Cuidado com as burlas”, que teve lugar no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros e que reuniu cerca de 100 idosos de algumas aldeias do concelho.

Escrito por CIR