GNR dá-se a conhecer às crianças através do “open day”

PUB.

Qui, 11/07/2019 - 08:26


Mais de mil crianças das escolas de Bragança, Vinhais e Macedo de Cavaleiros reuniram-se na GNR de Bragança para a iniciativa “open day”

O objectivo passa por transmitir concelhos de segurança e mostrar o trabalho da Guarda nacional republicana, começando a formar desde cedo os mais pequenos,

“O objectivo principal é abrir as portas à comunidade escolar, de forma a darmos a conhecer as nossas missões e tarefas, a mostrar junto dos miúdos aquilo que nós fazemos e aproveitar para transmitir alguns conselhos de segurança”, explicou Hernâni Martins, oficial de comando da GNR.

Ao longo do dia, os mais novos estiveram em contacto com os cavalos e com os carros de patrulha, andaram numa pista de trânsito criada para ensinar as regras da estrada, assistiram à demonstração de cães que procuraram droga, entre muitas outras actividades lúdicas. As crianças foram alertadas ainda para os acidentes rodoviários e para os incêndios florestais.

“A sinistralidade rodoviária, para isso temos uma escola móvel de trânsito onde os quais os miúdo simulam que estão a conduzir um automóvel, e também ao nível da prevenção dos incêndios florestais, com o apoio do Grupo Intervenção e Protecção e socorro. Esses são os dois conselhos principais de segurança a transmitir, com um dia lúdico, com diversas actividades”, referiu.

Um dia em cheio para os mais pequenos que se divertiram e estiveram mais próximos das autoridades.

“Acho importante sabermos o que temos que fazer e agir perante a sociedade”, disse Carolina Rodrigues, de 12 anos.

“Dá para aprender mais sobre isto, sobre andar no trânsito”, disse Alexandre Palomeira, de 11 anos.

Esta já é a quarta edição da iniciativa “open day”.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais