PUB.

Geopark Terras de Cavaleiros integra programa de Orientação e Intercâmbio da UNESCO

PUB.

Sex, 08/11/2019 - 09:13


O Geopark Terras de Cavaleiros foi um dos seleccionados para integrar um programa cujo objectivo é ajudar a que novos projectos de geoparques, de regiões menos desenvolvidas do mundo, possam concluir o processo de inscrição.

Dando assistência em campo, a partir de hoje e até dia 24, o geoparque de Macedo vai receber dois representantes do Parque Nacional Los Nevados e do Geopark Aspirante Vulcânico El Ruiz, ambos da Colômbia. Para a directora executiva do Geoparque Terras de Cavaleiros, Antónia Morais, é um motivo de orgulho ser um dos escolhidos.

“É um programa novo que a UNESCO iniciou este ano e nós fomos convidado a integrá-lo. Desde logo, é uma honra e um motivo de muito orgulho entre 147 geoparques mundiais sermos seleccionados num grupo de 9. É se calhar um prémio do trabalho que temos vindo a desenvolver”, destacou.

Antónia Morais explica que irão trabalhar com os representantes no sentido de lhes mostrar como gerir um geoparque e vão dar-lhes a oportunidade de participarem em actividades aos níveis da geoconservação, geoeducação e geoturismo.

“Qualquer território aspirante a geoparque Mundial da UNESCO tem de já o ser para adquirir o selo UNESCO. Para isso tem uma série de regras a que tem de obedecer, e o melhor é visitar um território que já está a trabalhar sob as premissas da UNESCO”, acrescentou.

A directora executiva acredita que a reavaliação positiva que tiveram há cerca de um ano e meio também pode ter tido influência na selecção.

Os colombianos estarão por Macedo de Cavaleiros, a propósito do “Programa Global de Orientação e Intercâmbio de Conhecimento de Geoparques da UNESCO - Portugal e Colômbia”, até dia 24 deste mês. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves