G.D.Cachão promoveu terceira edição do "Dia do Guarda-redes"

PUB.

Sex, 16/06/2017 - 09:07


O Complexo Desportivo do Cachão, em Mirandela, recebeu, ontem, a terceira edição do “Dia do Guarda-redes”.

Na iniciativa participaram cerca de 30 jovens dos distritos de Bragança e Vila Real e contou com treinadores de guarda-redes do Vitória de Guimarães.
Paulo Neno, responsável pela academia vimaranense, salienta a importância de haver um técnico de guarda-redes em todas as equipas de formação.
“É fundamental todas as equipas terem um treinador de guarda-redes. Eu não tenho nada contra os treinadores de guarda-redes que não foram guarda-redes, mas de preferência todos os treinadores de guarda-redes deviam ter passado pela baliza porque esses sabem o que é errar”.
É em tenra idade que se incute o gosto pela baliza. A posição de guarda-redes é “difícil e ingrata” na opinião de Paulo Neno. Este diz mesmo que ser guarda-redes não é para todos.
“Eu costumo dizer que que ser guarda-redes é para os especiais. Para quem tem coragem, para quem não tem medo da adrenalina e de errar. É nestas idades de formação que se preparam os miúdos para o erro porque quando chegarem aos sub-18 e sub-19 vão estar preparados e vão errar muito menos”.
Rochinha, treinador do G.D.Cachão, considera importante trazer estas iniciativas para o interior pois é uma boa forma de os mais novos mostrarem valor.
“Esta terceira edição foi mais completa com uma componente teórica e outra prática. Isto é uma realidade diferente de outras localidades. No nosso distrito há uma carência grande no treino de guarda-redes e a nossa intenção é mudar isso”.
Quatro jovens guarda-redes ficaram referenciados pela Academia do Vitória de Guimarães, na edição deste ano do Dia do Guarda-redes no Cachão, entre eles Diogo Gonçalves do Grupo Desportivo de Bragança.

Jornalista: 
Susana Madureira