GAT’s fecham dentro de quatro meses

PUB.

Seg, 25/02/2008 - 09:07


Mais de 50 funcionários públicos transmontanos estão na iminência de ingressar na mobilidade especial por causa da extinção dos GAT’s – Gabinetes de Apoio Técnico. Estas estruturas vão encerrar até ao dia 30 de Junho, no âmbito do PRACE – Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado. Foi a resposta dada pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional ao requerimento apresentado pelo deputado do PSD de Bragança na Assembleia da República.

Adão Silva mostra-se preocupado com as consequências que esta extinção pode vir a trazer para os cerca de cinquenta funcionários que integram os GAT’s de Bragança, Mirandela e Torre de Moncorvo. “Envolvem mais de 50 funcionários e que agora ficam sem uma solução profissional porque não passam automaticamente para as associações de municípios e caem na mobilidade especial que pode levar a que tenham de ser recolocados noutros serviços fora do distrito” afirma Adão Silva.

Para o deputado do PSD, o encerramento destes três serviços só vai contribuir para o aumento do despovoamento do interior.

Apesar de os funcionários poderem vir a integrar associações de municípios, Adão Silva não acredita que isso venha a acontecer. “São uma hipótese de enquadramento mas não há certeza nenhuma, e é preciso que elas queiram acolher esses funcionários da administração central”.

Estes gabinetes, que vão encerrar até 30 de Junho, dedicam-se à elaboração de estudos e projectos para as autarquias.