Festival Sons e Ruralidades em Vimioso

PUB.

Qua, 30/04/2008 - 08:55


A terceira edição do Festival Sons e Ruralidades, que começa amanha em Vimioso, vai promover o ensino das danças tradicionais. Esta é a novidade da edição deste ano de uma iniciativa que pretende revitalizar a região rural do Nordeste Transmontano através da relação entre a actividade agrícola, a arte e a cultura.

Neste festival vão participar vários grupos cujas melodias pretendem incentivar ao ensino da dança. “Desde Moscatosca para aprendizagem de danças tradicionais portuguesas e europeias, Trasco que é uma nova fusão de alguns elementos do Galandum Galundaina, temos um concerto didáctico e interactivo dos Maialte, terminando com o grupo Pé na Terra, realça Miguel Nóvoa da associação ALDEIA, que organiza o festival. “Existe uma série de actividades paralelas como um workshop de iniciação de recolha às paisagens sonoras”, acrescenta.

 

O organizador fala ainda dos objectivos do Sons e Ruralidades. “Um intercâmbio de experiências ao nível do trabalho no mundo rural e as suas vivências quer ao nível da agricultura, quer a nível cultural”, diz Miguel Nóvoa que conclui que “também se pretende conciliar a música, a tradição, o ecoturismo e o audiovisual“.

  

O Festival Sons e Ruralidades decorre até domingo e estão inscritas cerca de 200 pessoas.