Festival D'Onor volta a evocar cooperação transfronteiriça e herança cultural entre sexta-feira e domingo

PUB.

Qui, 18/07/2024 - 09:09


A aldeia transfronteiriça do concelho de Bragança volta a ganhar vida, a partir de amanhã e até domingo, com os cânticos tradicionais, mas também com vários concertos

O Festival D’Onor, em Rio de Onor, conta já com a sexta edição, promovendo a cooperação transfronteiriça e a herança cultural.

Segundo David Vaz, da associação Montes de Festa, entidade organizadora, o festival mexe com a economia local, mas o objectivo é envolver a comunidade. “É sobretudo o que traz para aquelas pessoas da aldeia durante aquele tempo. O envolvimento que lhes traz, aquilo que lhes diz, aquilo que as cantigas de Onor, em que é recuperado o património musical”, frisou.

Este ano, há também um maior envolvimento da zona de Castilha, com mais grupos espanhóis musicais e adegas. Um dos pontos altos do festival é a ronda pelas adegas, com centenas de pessoas a comerem e beberem pelas ruas estreitas da aldeia. Desta vez, com uma animação musical diferente. “Um show case musical que vai acontecer no final com grupos de animação musical, da região e não só, que vão fazer uma mostra musical dos seus instrumentos e das suas músicas”, referiu.

Concertos também não faltarão, com bandas e DJ’s. David Vaz destaca o concerto com “Músicas da Raya”, um projecto musical com músicos da região e de Espanha. “Irão fazer um concerto colaborativo entre Portugal e Espanha. Terão como convidados José Tejedor, que é um gaiteiro espanhol das Astúrias, e também Sebastião Antunes, o nome grande nacional da música portuguesa. Vão mostrar que a música não conhece fronteiras”, realçou.

Todas as actividades são gratuitas, incluindo o campismo. Haverá ainda mercadinho e restauração. No domingo há também uma actividade dedicada a bebés.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais