Festival do Butelo e das Casulas decorre em Bragança até ao Carnaval

PUB.

Seg, 12/02/2024 - 09:20


Dois dos produtos mais representativos da cultura gastronómica transmontana estão em destaque desde o dia 9 de Fevereiro, no Festival do Butelo e das Casulas, em Bragança

Nas terras frias de Trás-os-Montes mandava a tradição que, com a chegada do Carnaval, as mesas fossem postas com o tradicional butelo com casulas. O butelo, a “jóia do fumeiro”, foi criado para o aproveitamento do porco, envolvendo a bexiga ou o bucho, com um recheio de ossos de suã, explicou Filipe Teles, um dos produtores que marcou presença no certame. “Acaba por lhe conferir um sabor diferente e penso que será esse sabor diferenciador dos outros enchidos e o facto de só poder ser comido cozido é que o torna tão característico”, acrescentou.

No rodopio dos visitantes ao longo dos dias do Festival, destacavam-se os vizinhos espanhóis, que, depois de provarem o tradicional butelo “compram em grandes quantidades”. Isabel Pereira, também expositora, fala em boas vendas, apesar de ter aumentado o preço do produto. “Este ano está um bocadinho mais caro, porque aumentou o preço do azeite, do pão, a carne também subiu um bocadinho, então teve que se aumentar um bocadinho. Está a 17 euros o quilo”, referiu.

Francisco Figueiredo, Grão-Mestre da Confraria do Butelo e da Casula, explica que, no concelho de Bragança, “ainda há cerca de 10 produtores de butelo”, mas é um número que nos últimos anos tem diminuído e pode ser preocupante para se manter a tradição. “Quanto menos pessoas são a produzir, menos pessoas são a vender, menos produto chega ao mercado. Se não o produzimos, as pessoas não o consomem e pode cair em desuso”, lamentou.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, marcou presença no Festival brigantino na passada sexta-feira e fala de “um grande orgulho” neste tipo de actividades, tendo em conta que “a hotelaria estava completamente esgotada”.

Independentemente do mau tempo, a autarquia está confiante que o evento seja um sucesso. Paulo Xavier, presidente da Câmara Municipal em exercício, aponta que Bragança tem tudo a seu favor, para fazer de Bragança um grande ponto turístico. “ Este evento não é só a marca Bragança, é mais do que isso, é a nossa identidade, a nossa tradição e puxa pela nossa economia”, salientou.

O Butelo e as Casulas fazem de Bragança um dos principais destinos na região, num fim-de-semana marcado por variadas actividades em todo o distrito.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves/Ângela Pais