Seg, 29/05/2017 - 06:09
A organização esteve a cargo da Associação de Rádio Control de Bragança e contou com mais de uma centena de participantes vindos de vários países europeus.
Quem esteve no Aeródromo de Bragança assistiu às acrobacias de aviões e jactos à escala.
Entre os participantes destaque para Pedro Precioso. O piloto bracarense conta com cinco títulos nacionais e várias participações em campeonatos da Europa e do Mundo.
Pedro apresentou em Bragança um avião acrobático desenhado por Sebastiano Silvestri, campeão do mundo de aeromodelismo.
“Este é um avião acrobático. Não é o meu avião de prova. É um avisão que eu uso para festivais. Tem 2,60, um motor a gasolina de 120 cc e foi feito para fazer manobras radicais”, explicou Pedro Precioso.
A presença mas notada foi de Sebastiano Silvestri. O piloto de São Marino, Itália, conta com 15 títulos de campeão de acrobacias em Itália, dois títulos mundiais de acrobacias e um título mundial de Freestyle conseguido em 2016 na Flórida.
Sebastiano pratica aeromodelismo desde criança e actualmente também desenha os modelos dos pequenos aviões, que são produzidos para o mercado da modalidade.
“O aeromodelismo faz parte de mim desde criança. Foi o meu pai que me incutiu esta paixão. Fundei uma empresa há 15 anos e desenho os modelos de aviões, que produzo na China, depois são distribuídos para todo o mundo. É um grande orgulho para mim ver os aviões desenhados por mim em todo o mundo”.
E não é fácil telecomandar estas pequenas máquinas. Mas, segundo o espanhol Jonatan é tudo uma questão de prática e muito treino.
“Não é fácil. Mas é tudo uma questão de prática e pouco a pouco. Se começar em criança melhor, mas é uma questão de prática e muito treino. Há quem tenha um jeito muito especial, mas é tudo uma questão de prática”.
O 2º Bragança Jet, Festival Internacional de Aeromodelismo, está já entre os dez melhores festivais da Europa e promete regressar em 2018.