Festa da cereja com passeios de burro e de bicicleta

PUB.

Ter, 17/05/2011 - 10:50


Quem passar por Alfândega da Fé durante a Festa da Cereja, que decorre de 9 a 12 de Junho, vai ter oportunidade de passear de burro ou de BTT pelos trilhos dos pomares de cereja e, ainda, colher o fruto da própria árvore. A aposta nas actividades turísticas para cativar visitantes é uma das novidades do certame apresentado ontem à comunicação social, como explica a presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes.

“Vamos ter a possibilidade este ano das pessoas poderem visitar os pomares e colherem a sua própria cereja. Estamos a falar de passeios nos pomares de cereja, que podem ser passeios de burro, passeios a pé ou BTT ou então as pessoas além de passear podem levar uma cestinha e colher a sua própria cereja. É uma actividade turística ligada este ano à festa da cereja que pensamos que poderá ser mais uma atracção para quem nos visita nesta altura”, enaltece a edil.

Para valorizar a cereja colhida em terras de Alfândega, o município também aderiu à Confraria da Cereja, que vai estar presente na edição deste ano da Festa da Cereja.

“Vamos ter cá os confrades da Confraria, uma exposição sobre as várias confrarias e uma palestra sobre a cereja na arte. Depois todos os confrades vão fazer também uma visita à Festa da Cereja e essa é também uma forma de valorizar o produto. Esta confraria tem sede na Covilhã e vamos visitar outras feiras de cereja e outras zonas de produção de cereja para trocarmos experiências é sempre uma mais-valia”, realça Berta Nunes.

 

Durante o certame, a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé vai apresentar o primeiro azeite DOP com a marca Terras de Alfândega. O presidente da Cooperativa, Eduardo Tavares, enaltece a importância da certificação e realça que os agricultores já foram sensibilizados para antecipar a campanha da apanha da azeitona para garantir a qualidade do produto.

 

“Temos vindo a fazer um trabalho há cerca de dois anos com os nossos produtores no sentido de os sensibilizar para antecipar a campanha da azeitona, este ano antecipamos a campanha em 15 dias e com essa azeitona conseguimos laborar este azeite que teve agora a atribuição azeite DOP, que vamos dar a conhecer no próximo dia 10 de Junho na Festa da cereja”, afirma Eduardo Tavares.

 

O município de Alfândega da Fé reduziu o orçamento para a Festa da Cereja em tempo de crise. Berta Nunes afirma que o investimento no certame não pode ultrapassar os 60 mil euros, tendo em conta os problemas financeiros que afectam o município.

Apesar da contenção, a autarca salienta a importância de realizar este evento que possibilita a venda dos produtos da região e traz gente ao município de Alfândega da Fé.

Este ano, a produção de cereja no concelho ronda as 100 toneladas. A cooperativa agrícola é o principal produtor, com cerca de 60 hectares de pomares novos de onde sai cerca de 80 por cento da totalidade da cereja colhida no concelho.

Escrito por Brigantia