Feiras do folar antecipam Páscoa

PUB.

Sex, 14/03/2008 - 09:21


Três feiras do folar para uma só região.Em Trás-os-Montes realizam-se este fim-de-semana três certames em localidades diferentes: Valpaços, Izeda e Vilarinho de Agrochão.

A mais antiga, que já vai na décima edição decorre na cidade de Valpaços.

A autarquia espera que o certame seja visitado por 75 mil pessoas e que sejam vendidas cerca de 60 toneladas de folar, e entre 6 a 8 toneladas de enchidos.

Números do ano passado que, segundo a organização, devem repetir-se nesta edição.

Este ano foram preparadas algumas novidades, como é o caso da “prova comentada de vinhos com enólogos para prestar informações técnicas sobre as castas e a origem” refere Amílcar Castro Almeida, vereador da Câmara Municipal de Valpaços.

Na vila de Izeda, concelho de Bragança, decorre também a nona edição da feira do folar.

A feira do folar tem de ser realizada neste fim-de-semana mesmo que haja mais certames iguais. “Para nós não traz nenhum inconveniente são produtos diferentes e o mercado chega para todos” considera Rui Simão, o presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Região de Izeda. Além disso “já fizemos a experiência de realizar a feira noutros fins-de-semana e não correu muito bem” afirma, acrescentando que “o folar tem de ser vendido neste fim-de-semana”.

Por fim, a aldeia de Vilarinho de Agrochão, no concelho de Macedo de Cavaleiros, também organiza a sétima edição da feira do folar.

Aqui, os visitantes vão ter a oportunidade de assistir à confecção ao vivo desta iguaria “em que as pessoas podem ver e até ajudar as pessoas da freguesia a confeccionar” refere Armindo Vaz, presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho de Agrochão.

Folar não vai faltar este fim-de-semana em Trás-os-Montes.