Feira promove artesanato de Vimioso

PUB.

Sex, 04/12/2009 - 18:55


Fomentar o artesanato da região do Nordeste Transmontano numa época de crise, aproveitando a época natalícia. Este é um dos objectivos da décima edição da Feira de Artes, Ofícios e Sabores, que começa esta noite em Vimioso e se prolonga até domingo.  

O vice-presidente da autarquia e responsável pela organização do certame, revela que este ano há mais cerca de uma dezena de expositores.

“O aumento nunca poderá ser muito significativo atendendo ao espaço que temos, mas isso também nos permite fazer uma maior selecção dos expositores porque os pedidos que nos chegam são muitos” refere Jorge Fidalgo.

Ao todo serão quase uma centena os expositores presentes, na sua maioria oriundos do concelho de Vimioso.

“Todos o artesanato do concelho está representado com os cobres e as alforjas” refere. “Depois há algumas juntas de freguesia que fazem exposições ligadas às rendas bem como a cutelaria que vem do concelho vizinho” afirma. “Essencialmente são os visitantes que vêm de Espanha e para os eventos associados que se tornam bons compradores”.

E apesar do envelhecimento da população e da desertificação do território transmontano, Jorge Fidalgo garante que a população da região não tem perdido o gosto pelas actividades tradicionais. “Ela continua viva devido à acção da empresa municipal que tem essa vocação de defesa do artesanato e é com alguma satisfação que vemos aparecer outras pessoas que até aqui não trabalhavam”.

O vice-presidente da câmara de Vimioso explica ainda que muitas vezes é a própria empresa municipal de artesanato a comprar os produtos aos artesãos para depois os promover e vender noutras feiras da região.

A décima edição da Feira de Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso abre às 21h00, com a banda filarmónica dos Bombeiros, e prolonga-se até domingo.

Do programa consta ainda um passeio de todo-o-terreno, amanhã, e uma batida ao javali.

O orçamento mantém-se nos 50 mil euros.

Escrito por Brigantia