Feira do folar de Valpaços decorre de 11 a 13 de abril

PUB.

Qui, 03/04/2025 - 09:46


O município de Valpaços espera receber 150 mil visitantes no fim de semana da Feira do Folar

O folar de Valpaços vai ser o centro das atenções nos próximos dias 11, 12 e 13 de abril, num certame ao qual dá nome. Embora seja uma iguaria confecionada por toda a região transmontana, é o único folar com certificação IGP (Indicação Geográfica Protegida) desde 2017. Segundo o presidente do município de Valpaços, António Medeiros, esta certificação “trouxe mais qualidade ao produto”, que tem um grande impacto na economia do concelho.

“Este folar tem uma importância enorme para a economia local. Faz-se aqui muito dinheiro. As padarias saem daqui com o peito cheio. Embora eles venham e vendam folar todo ano, porque nós criamos, no tempo da Covid, uma plataforma e a plataforma continua a funcionar”,

É feito com ovos, farinha e carnes de porco. O preço ronda os 14 euros por quilo. A qualidade dos produtos dita a qualidade do folar.

“O folar de Valpaços é feito por gente que já o faz há muitos anos. O fumeiro é feito aqui no Concelho, os ovos, muitas vezes, são caseiros. Portanto, eu lanço aqui um desafio que é que toda a gente venha a Valpaços, porque a gente cá é hospitaleira e aconselho a que levem o folar para comer porque é o símbolo da Páscoa”, sugeriu.

O município de Valpaços espera receber 150 mil visitantes no fim de semana da Feira do Folar. Esta é já a vigésima quinta edição e conta com mais de 100 vendedores de folar, mas também de outros produtos regionais, como o vinho, frutos secos e dois expositores de bolo podre, cuja feira do mesmo decorre na freguesia de Santa Maria.

A Feira do Folar de Valpaços decorre de 11 a 13 de abril. O município prevê que o certame gere meio milhão de euros no concelho.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Ângela Pais