PUB.

Federação Portuguesa de Jet Ski reclama mais apoios

PUB.

Qui, 19/07/2012 - 15:36


“É lamentável que as entidades nacionais não apoiem a realização do campeonato da Europa de Jet Ski em Mirandela”. A afirmação é do presidente da Federação Portuguesa da modalidade durante a conferência de imprensa de lançamento da prova que se realiza, este fim-de-semana, no espelho de água do rio Tua, em Mirandela.

Paulo Rosa diz ser necessária uma descentralização dos investimentos do Governo e não entende como é possível não apoiar este evento que é um autêntico cartaz turístico para Portugal:“Lamento que as autoridades e entidades nacionais não tenham esta visão da importância desta prova em termos de promoção do país. Ao promover Mirandela nos vários cantos do Mundo estamos a promover o nosso país. Infelizmente, nos últimos tempos, verificamos uma centralização grande nesta área desportiva. Deixo um alerta às entidades regulamentares para estarem atentas porque não basta centralizar para poupar verbas é preciso descentralizar”.Na mesma linha de críticas está o presidente da Câmara de Mirandela. António Branco diz que a prova só é possível realizar devido à força de vontade da federação e reafirma que o município apenas concede apoio logístico:“Temos uma prova que particamente não é apoiada por instituições públicas e que traz pilotos de todo o mundo, num país que se quer afirmar. Num país se promove ao nível do turismo é no mínimo curioso que não tenhamos qualquer tipo de apoio de nenhum tipo de instituição pública além da autarquia, que promove com a logística, e da federação, que faz a promoção”. E segundo António Curtinhal, da Federação de Jet Ski, a edição deste ano será a mais participada dos últimos cinco anos com cerca de 170 pilotos a representarem 26 Países. António Curtinhal assume que a prova tinha vindo a ter uma acentuada diminuição de pilotos, mas revela que o trabalho de campo da federação deu frutos e confia que está a abrir-se um novo ciclo com boas perspectivas para o futuro desta prova que considera ser a melhor da Europa:“Julgo que vai ser o evento da mudança, o início de um novo caminho com muita cutela e alguns cuidados. Aqui o segredo é o equilíbrio, poupar sim mas manter o padrão que Mirandela já habituou”.

De sexta até domingo, Mirandela vai receber uma vez mais o Campeonato da Europa de Jet Ski, a Taça da Europa de Slalom e segunda fase do Campeonato Nacional.

Escrito por Terra Quente (CIR)