Federação Portuguesa de Futebol dá por concluídos campeonatos não profissionais

PUB.

Qua, 08/04/2020 - 14:45


A Federação Portuguesa de Futebol deu por concluídos os campeonatos não profissionais incluindo o Campeonato de Portugal e o Nacional de Futsal da 2ª Divisão, depois de uma teleconferência realizada esta quarta-feira com as associações distritais de futebol.

Em comunicado, a FPF explica que não há condições, face à Covid-19, para finalizar as provas não profissionais, dando-as assim por concluídas, sem vencedores, subidas ou descidas.

“A Federação entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança. Vigora em Portugal o Estado de Emergência, pelo menos, até ao dia 17 de abril, sendo possível a sua prorrogação. Estas circunstâncias impedem o normal decurso das competições”, lê-se no comunicado da Federação Portuguesa de Futebol. 

Sobre as classificações a FPF também esclarece. “Assim, a direcção da FPF entendeu dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas”. 

A FPF comunicou ainda que “analisará e comunicará com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino. A FPF continuará a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não-profissionais na época 2020/2021”.

Com esta decisão o Grupo Desportivo de Bragança e o S.C. Mirandela mantém-se no Campeonato de Portugal. No caso do futsal, Macedense, Pioneiros de Bragança e Académico de Mogadouro continuam no Nacional da 2ª Divisão.