PUB.

Farmácias com dificuldades para recrutar profissionais

PUB.

Qui, 26/02/2009 - 08:55


As farmácias transmontanas estão com dificuldades em recrutar o segundo farmacêutico que agora a lei obriga.  

O diagnóstico é feito por um dos candidatos à presidência da Associação Nacional de Farmácias (ANF) cujas eleições decorrem no dia 21 de Março.

João Ferro Baptista está a percorrer o país para apresentar a sua candidatura e ontem passou por Bragança onde contactou com algumas farmácias do distrito.

 

O candidato diz que os problemas do sector são universais ao país mas na região transmontana existe uma particularidade.

Com as alterações legislativas introduzidas por este governo socialista, as farmácias passaram a ter horários mais alargados o que obrigou à necessidade de aumentar o quadro farmacêutico.

 

No distrito, estes estabelecimentos estão com dificuldades em recrutar mais trabalhadores.

“Até à alteração da legislação a farmácia só era obrigada a ter o director técnico como farmacêutico” explica o candidato à ANF. “Agora passou a obrigar à presença de um segundo farmacêutico e nesta zona mais interior essa necessidade é cumprida com mais dificuldade” afirma acrescentando que “para além de haver falta de farmacêuticos também há poucos profissionais para vir para o interior”.

Por outro lado João Ferro Baptista considera que “as farmácias também têm dificuldades económicas para conseguir ter viabilidade para ter dois farmacêuticos”.

 

Esta é a segunda vez que João Ferro Baptista se candidata à presidência da Associação Nacional de Farmácias.

Há duas listas a sufrágio.

A outra é liderada por João Cordeiro, o actual presidente e que se mantém no cargo desde a fundação da associação.

Escrito por Brigantia