PUB.

Famílias carenciadas de Salsas com casas requalificadas

PUB.

Sex, 18/07/2008 - 08:53


Seis famílias carenciadas da freguesia de Salsas, no concelho de Bragança, vão ter a casa requalificada. A câmara de Bragança e a junta de freguesia local assinaram um acordo para apoiar a melhoria de condições de habitação destas famílias, particularmente casais jovens com filhos que frequentam o ensino básico.  

Intervenções que não estão integradas no Programa Conforto Habitação, promovido pelo Ministério da Solidariedade Social.

As obras vão incidir essencialmente em cozinhas, instalações sanitárias, canalização e remodelação da instalação eléctrica. “O objectivo é ajudar a melhorar as condições higiénico-sanitárias em habitações de famílias carenciadas nas aldeias de Vale de Nogueira, Moredo e Salsas” refere o presidente da câmara de Bragança. “São seis situações que foram identificadas e são essencialmente casais jovens com filhos no 1º ciclo” acrescenta.

 

Jorge Nunes refere ainda que os trabalhos de remodelação serão efectuados pelas próprias famílias, como uma espécie de estímulo. “É feito um apelo a essas famílias para que entre eles próprios, amigos e familiares colaborem na melhoria das condições da sua própria habitação” afirma.

A autarquia disponibiliza 16 mil euros para a freguesia de Salsas adquirir materiais sendo que a junta vai financiar também alguma mão-de-obra.

 

Filipe Caldas, o presidente da junta, salienta a importância deste acordo. “É importante porque são casais jovens e há muita dificuldade em mantê-los na freguesia” refere. Além disso “estão perfeitamente integrados e a intenção é criar condições dignas de habitabilidade”. Uma das famílias contempladas “tem a casa por acabar e o homem tem conhecimentos na área da construção civil e neste casos vamos fornecer o material” afirma Filipe Caldas.

 

A maioria das famílias que vão ser beneficiadas com esta acção é de etnia cigana.