Faltam apoios aos idosos do distrito de Bragança

PUB.

Qua, 13/01/2010 - 09:25


Apesar de ser um dos concelhos com maior cobertura de Instituições de Solidariedade Social do país, o distrito de Bragança precisa de mais equipamentos sociais. O alerta é deixado pelo padre Estevinho Pires, presidente de três instituições no concelho.  

“Apesar da resposta social ser muito grande, ainda não dá plena cobertura a todas as necessidades que surgem” refere. “Não sei precisar o número de instituições mas sei que as estatísticas da Segurança Social dizem que o concelho de Bragança tem a maior cobertura do país em equipamentos sociais, mas nem todo o distrito tem a mesma cobertura do concelho e por isso não é suficiente” considera.

 

Declarações à margem da apresentação das Jornadas de Formação, organizadas pelo Centro Social Paroquial de Santa Comba de Rossas, de Santo Estêvão, em Pinela, e São Roque, em Salsas.

“O objectivo é possibilitar aos colaboradores de instituições sociais maior formação ao nível de comunicação, atendimento, festão de conflitos e protocolo pois são assuntos com os quais nos debatemos todos os dias” exemplifica.

 

A primeira acção de formação decorre já a 25 e 26 deste mês e incide sobre uma “comunicação eficaz”.

E para dar uma melhor resposta à população, Estevinho Pires revela que está a ser feita uma parceria com mais instituições da região.

“Já estamos a alargar a outras instituições como é o caso de Coelhoso, Talhas e Izeda que já colaboram connosco noutra iniciativa” adianta.

 

Segundo o presidente dos três centros sociais, o futuro passa mesmo pela criação de uma rede entre as várias instituições que permita aproveitar melhor os poucos recursos existentes.

Ao todo, estes centros acolhem cerca de uma centena de utentes.

Escrito por Brigantia