Falha de sistema informático exalta ânimos nas finanças

PUB.

Qui, 13/06/2013 - 17:02


Ânimos exaltados esta manhã no serviço de finanças de Bragança.Vários contribuintes que se dirigiram à repartição perderam a paciência pelo facto de não conseguirem tratar dos seus assuntos uma vez que o sistema informático não estava operacional.Esta situação tem sido recorrente nos últimos meses e hoje foi mesmo necessária intervenção policial para manter a calma. 

O problema prendia-se sobretudo com o programa de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) pois nos últimos dias muitos contribuintes têm sido notificados para liquidar as dívidas.Os utentes mostram-se indignados pela inoperacionalidade dos serviços.“Vim cá de manhã mas o sistema não estava a funcionar, voltei agora à tarde e continua a não haver. Isto é tudo uma grande burocracia”, considera Mário Garcia. Já António Pinto diz que o problema se deve ao facto de ser “feriado em Lisboa e por isso o país está a meio gás”. “Vou ter de cá voltar”, refere Rui Vara, acrescentando que “não tenho mais nada que fazer e passo aqui o tempo. Isto causa transtorno a toda a gente”.Segundo fonte do serviço de Finanças de Bragança, trata-se de uma situação pontual, uma vez que o período de maior acesso ao sistema terminou a 31 de Maio.No entanto, devido às notificações para o pagamento do IUC muitas repartições, em todo o país estão a aceder ao programa informático ao mesmo tempo acabando por bloqueá-lo.

Tendo em conta que hoje é feriado municipal em Lisboa, o problema também não pôde ser resolvido e espera-se que amanhã o sistema regresse à normalidade.

Escrito por Brigantia