Eurodeputados visitam projectos transfronteiriços

PUB.

Qua, 25/02/2009 - 08:25


Socialistas europeus da Comissão de Desenvolvimento Regional visitaram ontem vários projectos no Douro Internacional, financiados pela União Europeia no âmbito da cooperação transfronteiriça.  

A coordenadora da comissão, Constanze Krehl esteve na região a convite da deputada socialista portuguesa Jamila Madeira.

“Visitámos os concelhos de Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo onde a realidade de projectos INTERREG são muito importantes quer para Portugal quer para Espanha e onde existe um conjunto de infra-estruturas públicas e de utilidade turística que potenciam a actividade económica na região” afirma Jamila Madeira acrescentando que “tivemos também a oportunidade de visitar as obras da barragem do Sabor, um investimento muito importante no quadro daquilo que são os objectivos da eficiência energética”.

 

Com esta visita os eurodeputados socialistas quiseram avaliar a forma como estão a ser aplicados os fundos estruturais tendo em vista o próximo Quadro Comunitário.

“Vamos começar já a trabalhar nos novos desafios não só da Coesão Territorial mas também do próximo Quadro Comunitário cujos regulamentos vão iniciar debate ainda durante este ano” refere Jamila Madeira salientando que “é um debate importante para as regiões onde os fundos estruturais são fundamentais e onde esta cooperação muda a realidade dos territórios”.

 

A coordenadora da Comissão Desenvolvimento Regional não tem dúvidas de que os fundos comunitários estão a ser bem aplicados nesta cooperação transfronteiriça.

“Foi importante ver um exemplo de cooperação transfronteiriça na utilização dos fundos e o que é muito interessante constatar aqui nesta região é uma realidade que começou aqui a nível europeu” afirma Constanze Krehl refreindo ainda que “esta é apenas a quarta região na Europa que está a usar este instrumento” já que “estas regiões têm autoridade própria e podem desencadear esse tipo de cooperação independentemente dos governos nacionais”.

 

Para além de Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo, os eurodeputados socialistas visitaram ainda a região de Trabanda, em Valladollid.

Escrito por Brigantia