Escola Profissional de Turismo abre em Miranda do Douro

PUB.

Sex, 25/05/2012 - 18:48


Miranda do Douro vai ter um polo da EFTA, Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro. Uma oportunidade de fixar os jovens no concelho e qualificar os profissionais do sector. 

Numa primeira fase, vão abrir dois cursos, o curso técnico de restauração na variante de cozinha e pastelaria e o curso de técnico de turismo.O director da Escola Profissional admite que Miranda é uma cidade onde vale a pena investir, uma vez que o turismo é o ponto-chave desta região.“O nordeste Transmontano tem potencialidades turísticas de excelência quer ao nível gastronómico quer ao nível do turismo e que ainda está pouco explorado. É um território praticamente virgem”, afirma Manuel Torrão, acrescentado que “se nós desenvolvermos determinadas acções podemos introduzir melhorias nos estabelecimentos de hotelaria”.O presidente da câmara diz que esta é uma boa oportunidade para fixar os jovens os concelho, e não põe de parte a possibilidade de Miranda voltar a ter um polo universitário.“Neste momento o ensino profissional é uma via para a empregabilidade directa. Nós tivemos aqui a experiencia de um pólo universitário e continuaremos a lutar pelo ensino superior em Miranda mas na actual conjuntura já é difícil”, refere Artur Nunes, acrescentando que “de qualquer forma pensamos que o ensino profissional pode ser a grande via de desenvolvimento e fixação de jovens nas regiões do interior”

Prevê-se que estes cursos arranquem já no ano lectivo de 2012/2013, e aguarda-se financiamento do POPH, que irá isentar os alunos do pagamento de propinas e usufruir de subsídios de alimentação e transporte.

Escrito por Brigantia