Escola EB1 de Miranda do Douro vai sofrer obras

PUB.

Sex, 28/10/2022 - 08:49


A Escola Básica de Miranda do Douro vai entrar em obras. A empreitada vai custar mais de 745 mil euros, comparticipada em 85%, por Fundos Europeus

Segundo explicou a presidente da câmara, Helena Barril, as obras respondem de forma emergente ao estado de conservação e funcionalidade do edificado, que foi construído em 1982. "O que se pretende com esta candidatura é reabilitar o edifício, nomeadamente com obras de conservação e renovação de revestimentos interiores e exteriores, os pavimentos, a remodelação das instalações sanitárias e as respectivas redes de águas e esgotos, assim como o tratamento térmico".

A escola tem um reduzido desempenho físico-construtivo, ambiental e funcional, que resulta do desgaste provocado pela utilização e envelhecimento dos materiais e sistemas construtivos. "Se tivermos em conta que a escola é um edifício de 1982 e, penso que, nunca sofreu obras de algum tipo de grandeza, já se pode tentar avaliar o estado em que se encontra. Está carecida desta intervenção e é nisso que temos que nos focar", disse a presidente.

Agora será lançado o concurso para a obra, sendo que a empreitada vai aumentar consideravelmente a eficiência energética, o que se traduz num maior conforto para os alunos, docentes e funcionários. "Temos a urgência de ter o espaço reabilitado no mais curto espaço de tempo", vincou Helena Barril.

O edifício foi inicialmente uma escola preparatória e posteriormente escola de segundo ciclo do ensino básico. Desde 2006 tem vindo a ser utilizado pelo ensino básico e partilhado em complemento com o pré-escolar, que possui instalações contíguas ao recinto da escola básica.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves