Escola de Turismo de Mirandela em risco de encerrar

PUB.

Qua, 11/07/2012 - 10:58


 A Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela pode vir a encerrar. Este é pelo menos o receio do presidente da câmara local.

António Branco diz que aquele estabelecimento de ensino não está a aceitar inscrições de novos alunos para o próximo ano lectivo, o que na sua óptica deixa antever o encerramento gradual da escola.“Nós tivemos conhecimento informal de que existiria um processo de reestruturação das escolas. Contactámos a secretaria de estado do turismo e o Turismo de Portugal para sabermos o que se passava, mas foi-nos transmitido que quando houvesse uma decisão nos seria comunicada”, afirma. “No entanto, tivemos conhecimento que quando os jovens se dirigem à escola para as inscrições lhe é transmitido que terão de o fazer noutro local, o que me deixa bastante preocupado pois há a possibilidade de encerrarem as turmas do primeiro ano, sendo esta uma forma gradual de assistir ao encerramento da escola”, acrescenta. A Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela está instalada em Carvalhais e tem cerca de 80 alunos.António Branco lembra que a autarquia mirandelense investiu naquela infra-estrutura.

“Quando a escola foi instalada em Mirandela, as obras de reformulação do edifício onde está instalada foram pagas pela câmara municipal”, afirma. “Se o serviço for encerrado há aqui uma grave situação de injustiça pois nós fizemos todos os esforços financeiros para a escola ficar aqui”, salienta.

A Brigantia contactou o Turismo de Portugal que, em comunicado, responde que “o plano de reorganização das Escolas de Hotelaria e Turismo, que se encontra em fase de conclusão, está prioritariamente direccionado para o aumento da qualidade e condições de ensino da rede gerida pelo Turismo de Portugal”.Acrescenta que “todo o processo está a ser conduzido em articulação com as autarquias e tendo em conta os interesses de alunos, pais, professores e funcionários”, sendo o objectivo “alcançar um maior equilíbrio entre a oferta e a procura, tirando partido das escolas com melhores condições para a qualificação dos formandos e cujo potencial está ainda subaproveitado.

Sem confirmar se a Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela fecha ou não, salienta que “nos casos em que haja descontinuação das escolas, o Turismo de Portugal está disponível para, através de protocolos, encontrar com as autarquias projectos alternativos de formação”.

Escrito por Brigantia