Escola de Bragança vai produzir energia graças ao Rock in Rio

PUB.

Sex, 22/01/2010 - 10:13


A Escola Secundária Miguel Torga, em Bragança, vai passar a produzir energia eléctrica graças a um painel solar fotovoltaico que ganhou no concurso Rock in Rio Escola Solar. Uma iniciativa que tem também uma vertente solidária.  

Concorreram cerca de 250 escolas e a Miguel Torga foi a vencedora distrital.

O estabelecimento de ensino vai receber ainda um painel solar térmico para aquecimento de água e bilhetes para a próxima edição do Rock in Rio Lisboa.

Os bilhetes são precisamente o que mais está a entusiasmar os cerca de 20 alunos do Curso de Educação e Formação de Técnicos de Gestão Ambiental.

Foram eles que conceberam o projecto “SOS Planeta” e que vão agora implementá-lo.

“O projecto consiste na elaboração de um ecoguia, um pequeno livro infantil para ensinar as crianças a poupar energia. Esse livro será vendido para angariar fundos para a instituição”, explica Ana Fernandes, mais entusiasmada “com os bilhetes para o Rock in Rio”, que fazem parte do prémio. Aliás, segundo Samuel Afonso, “essa é mesmo a melhor coisinha do prémio”.

Os lucros deste projecto vão reverter a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social e a escolhida foi a Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar, que vai beneficiar de duas formas, como explica Olga Nunes, uma das professoras coordenadoras do projecto.

“Há aqui uma dupla funcionalidade que nos agradou. O livro pode ser publicado nas próprias oficinas da instituição que vamos ajudar. Portanto, ganha, duplamente. Fazem o livro, a preço de custo, e depois vão receber os lucros da publicação”, explica a docente.

Os painéis vão ser instalados na escola e 25 por cento dos lucros da produção de energia revertem a favor do estabelecimento de ensino.

Noélia Vila Boas, outra das professoras, adianta que serão gastos na melhoria das instalações e na ajuda a alunos carenciados.

“É para usufruir a escola, se bem que parte da venda da energia eléctrica à rede reverte a favor da escola para ajudar alunos carenciados, no âmbito social”, garante.

O livro tem de estar pronto até ao final do ano lectivo.

Escrito por Brigantia