Entrudo Chocalheiro regressa a Podence entre 18 e 21 de Fevereiro

PUB.

Qua, 25/01/2023 - 09:25


A aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, volta, este ano, a celebrar o Entrudo Chocalheiro

Este é um regresso muito esperado, que acontece de 18 a 21 de Fevereiro, conta com os caretos à solta, desfile de marafonas, pregões casamenteiros, ronda das tabernas, concertos, passeios, exposições e a queima do Entrudo.

O presidente da Associação Grupo de Caretos de Podence, António Carneiro, assume que serão quatro dias de grande festa e que no dia 17 a aldeia recebe uma visita especial.

“É um regresso às origens, à tradição do entrudo em que nos últimos dois anos as coisas foram feitas de outra forma. É um regresso em grande. No dia 17 vamos ter a presença do Presidente da República e vem fazer a visita à aldeia de Podence, uma promessa que lhe fizemos por causa do moral que pintámos em sua homenagem”, contou.

A tradição insere-se nas festividades de Inverno, características da região, e atrai milhares de visitantes a Podence. Ainda assim, segundo António Carneiro, a celebração acaba por trazer riqueza a outros pontos do distrito que não apenas à própria aldeia.

“São milhares de pessoas que vêm ao território e ver esta tradição, não só ao concelho, mas em todos os concelhos à volta”, disse.

Para receber tanta gente na aldeia é necessário que se criem as infraestruturas indicadas. António Carneiro defende que se devia construir um pavilhão multiusos, que serviria até para outras ocasiões, além do Carnaval, sendo que a aldeia é cada vez mais visitada.

Os Caretos de Podence foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, em Dezembro de 2019.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves