PUB.

Enfermeiros exortam Governo a repensar medidas na saúde

PUB.

Seg, 25/02/2008 - 08:29


As decisões tomadas pelo Governo em matéria de saúde na região deveriam ser repensadas. Quem o defende é o SEP -  Sindicato do Enfermeiros Portugueses que esteve este Sábado em Macedo de Cavaleiros, numa reunião sobre as novas propostas do Ministério da Saúde, para os cuidados de saúde primários.

Para Guadalupe Simões, a vice-presidente do SEP, os problemas que afectam a enfermagem em Trás-os-Montes são os mesmos que afectam todo o país.

No entanto, segundo ela, esta região tem uma agravante: a dispersão geográfica aliada às acessibilidades. “Isto deveria ser um indicador para o Governo para admitir mais enfermeiros” refere a sindicalista. Além disso, considera que o crescente envelhecimento da população precisa de “cuidados de manutenção da responsabilidade dos enfermeiros”.

Neste encontro de profissionais de enfermagem, organizado pela direcção regional de Trás-os-Montes do Sindicato de Enfermeiros Portugueses foi ainda debatida a questão da falta de enfermeiros em Portugal, o país da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico – que tem o ratio mais baixo de enfermeiro por habitante.