Eleições para a distrital do PSD antecipadas em um mês

PUB.

Qui, 10/11/2011 - 11:28


Vão ser antecipadas num mês as eleições para a Comissão Política Distrital do PSD de Bragança. O acto eleitoral deveria realizar-se no início do próximo ano mas vai ser antecipado para Dezembro.

José Silvano, o presidente da distrital laranja, considera uma situação normal e que surge para dar mais tempo à nova direcção.

 

“Nem se pode falar em antecipação porque o mandato terminaria a 16 de Janeiro. O que fizemos foi passar para este ano civil para que a partir de Janeiro se encontrem todos os órgãos eleitos, em vez de estar à espera que terminasse o mandato para marcar eleições e assim melhor preparar as eleições autárquicas.”

 

José Silvano desmente, no entanto, que esta antecipação tenha a ver com o caso de cerca de cem militantes da concelhia de Bragança que só estariam aptos a votar a partir de Janeiro.

 

“Não tenho conhecimento disso. Se existe, que digam ao menos qual a concelhia, para podermos consultar os cadernos eleitorais. Acho que não é um mês que faz a diferença. Mas se existem esses casos, e nesse número, eu próprio posso considerar essa situação”, admite.

 

No entanto, essa decisão, a ser possível pelos regulamentos, teria sempre de passar pelo presidente da Assembleia Distrital, Jorge Nunes, e não pelo presidente da Comissão Política.

 Quanto a uma possível recandidatura, Silvano admite que ainda não decidiu.

“Não sei ainda. Já tinha dito que qualquer presidente que faça um mandato tenta, pelo menos, fazer um segundo para concretizar algumas das suas ideias, ainda por cima depois do excelente resultado nas eleições legislativas no distrito de Bragança. Agora depende de muitos factores. Um deles é estarem as circunstâncias reunidas, que depende de como estiver politicamente o distrito nessa altura. Em princípio serei candidato mas também posso não o ser.”

 

Uma das condições para a recandidatura de José Silvano passa pela não renovação da comissão de serviço da actual administração do Centro Hospitalar do Nordeste para a Unidade Local de Saúde.

 José Silvano prefere Guedes Marques.

“É o nome que eu gostaria de ver à frente da ULS. Só sei que se ficar o actual conselho de administração, posso repensar até a minha candidatura à distrital”, frisa, em jeito de recado ao Governo.

 

A convocatória para as eleições para a Distrital do PSD e também para a concelhia de Bragança já foi publicada no Povo Livre, o órgão oficial do partido.

 

O cenário de haver lista única é o mais provável nesta altura.

Escrito por Brigantia