Douro vai ter Rota do Património Mundial

PUB.

Sex, 20/06/2008 - 08:50


A Fundação Rei Afonso Henriques vai criar uma Rota do Património Mundial no Douro. O projecto consiste num roteiro para utilização turística sobre o património mundial ao longo da bacia do Douro.    

Esta Rota está a ser concluída e o projecto vai ser apresentado segunda-feira em Lamego.

O objectivo é valorizar o património existente em toda a extensão do Douro criando condições para que os operadores turísticos possam promover a rota junto dos turistas.

“Estamos numa região onde a paisagem e o património é um dos principais recursos de desenvolvimento” afirma o presidente da Fundação Rei Afonso Henriques “temos vários bens classificados como património da UNESCO e queremos criar condições para que esse património também seja transformado em riqueza e desenvolvimento”, acrescenta.

 

Este projecto não prevê a recuperação de património degradado. “O que foi aprovado é para a elaboração de uma rota e um plano de acção para a sua promoção” refere Arlindo Cunha. “Possivelmente numa segunda fase iremos avançar com um projecto para a gestão da rota”. No entanto, este tipo de intervenção pode vir a decorrer no âmbito de outro projecto. “O investimento físico não faz parte deste projecto mas pode vir a estar integrado num projecto global que está a ser negociado entre a região Norte de Portugal e Castella e Leão, mas ainda não estão definidos os contorno exactos” declara.

 

Esta rota vai ser desenvolvida em articulação com a Estrutura de Missão do Douro e foi dado a conhecer no fim de uma reunião da Fundação que decorreu ontem em Bragança e onde foi agendada a inauguração da sede da fundação para o final deste ano.

As obras já começaram “e vão decorrer num prazo relativamente curto, antes do fim do anos deve estar pronta” refere o presidente da câmara de Bragança. “Trata-se de obras de beneficiação de um edifício antigo que não está muito degradado e no fundo é ajustar o espaço” acrescenta Jorge Nunes. Esta intervenção está orçada em cerca de 130 mil euros.

 

A sede da Fundação Rei Afonso Henriques vai ficar instalada no antigo edifício do Banco de Portugal, em frente ao Governo Civil de Bragança.