Qui, 12/11/2009 - 13:26
“Temos neste momento um caso de gripe A confirmado. Um docente que está em casa desde a semana passada. Não temos nenhuma outra confirmação mas há 17 casos suspeitos de alunos. O que lhes recomendaram nos serviços de saúde é que fossem para casa e fossem vendo o evoluir da situação.”
Anabela Martins, do Gabinete de Comunicação e Imagem do IPB, garante que, nesta altura, as aulas decorrem normalmente.
“A instituição tem sete mil pessoas só aqui em Bragança. Ainda que esses 17 casos fossem todos de gripe A, é um número irrisório de percentagem. Só é previsto que haja interrupção do normal funcionamento se houvesse dez por cento de infectados. Tínhamos de ter 700 casos.”
Anabela Martins revela que foi já feito o reforço do plano de contingência.
“Foi reforçado logo que soubemos do docente. A equipa de limpeza reforçou as medidas de limpeza.”
Para além do IPB também na escola primária do Loreto foi confirmado um caso positivo da gripe A. Neste caso trata-se de um aluno.
A Brigantia contactou o presidente do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela que, no entanto, se recusou a fazer qualquer comentário.
No entanto, o delegado de saúde do distrito de Bragança, Vítor Lourenço, diz que ambas as situações estão a ser devidamente acompanhadas e não são casos preocupantes.
Desde Abril, o distrito de Bragança conheceu apenas nove casos confirmados da Gripe A. Nenhum deles sem complicações associadas.
Com a chegada do tempo frio, as autoridades de saúde esperam um aumento normal de casos de gripe e dizem que, para já, não há caso para alarme.
Escrito por Brigantia