Distrito mantem-se em aviso laranja e com cinco concelhos em risco máximo de incêndio

PUB.

Qua, 24/07/2024 - 09:56


Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a temperatura mínima, no distrito, hoje, é de 20 graus e a máxima de 38

O distrito de Bragança mantém-se, hoje, em aviso laranja, devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a temperatura mínima, no distrito, hoje, é de 20 graus e a máxima de 38.

No total, hoje há 13 distritos em aviso laranja e é nesta condição que Bragança se vai manter ainda amanhã. Para sexta-feira prevê-se aviso amarelo.

Quanto ao risco de incêndio rural, cinco concelhos estão hoje no patamar mais alto da escala. Estão em risco máximo Mirandela, Vila Flor, Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta. Os restantes sete estão risco muito elevado. Em todo o distrito há várias proibições, entre elas utilizar máquinas agrícolas ou florestais. A sua utilização só pode ser feita entre as 21 e as 11h. A utilização destas máquinas pode originar incêndios, tal como aconteceu em Marzagão, no concelho de Carrazeda de Ansiães, sendo que a GNR informou, ontem, que, há dois dias, foi constituído arguido um homem, de 41 anos, por crime de incêndio florestal. Conforme disse a guarda, o incêndio teve origem na realização de actividades agrícolas com uma motorroçadora, de forma negligente, num terreno contíguo a uma mancha florestal. 

Escrito por Brigantia