Dirigente do Bloco de Esquerda defende Linha do Tua

PUB.

Qua, 09/07/2008 - 08:04


Francisco Louçã veio ontem à região defender a preservação da linha ferroviária do Tua e protestar contra a construção da barragem.O dirigente do Bloco de Esquerda pretende levar o assunto ao próximo debate do estado da nação, na Assembleia da República.

 

Para aguçar a convicção e falar com conhecimento de causa, Louçã fez a viagem de metro entre o Tua e Mirandela. O deputado concorda que é necessário fazer algumas barragens, mas entende que a do Tua não é prioridade. “A barragem que vai fazer desaparecer a linha do tua vai pôr em causa uma obra de arte de 120 anos, uma das ferrovias mais originais, e com mais potencial turístico para além de afectar alguma parte dos terrenos agrícolas da zona vinhateira”, argumenta Francisco Louça. “É uma obra que mostra que se faz tudo ao contrário, concessiona-se a obra antes de ter um estudo dos seus impactos”, lamenta o dirigente partidário.

  

Francisco Louçã reconhece ainda que a linha do Tua até pode nem ser rentável do ponto de vista comercial. No entanto, considera-a uma mais-valia turística que deve ser aproveitada para desenvolver a região. “A Rentabilidade de uma linha tem que ser sempre pensada em função do número de pessoas que passam, houve cerca de 40 mil em 2006”, relembra Francisco Louça. “É uma linha que não tem grande potencialidade porque tem só uma automotora, mas rende também economicamente pelas pessoas que ficam, que comem, que viajam que querem conhecer”, afirma o dirigente do Bloco de Esquerda acrescentando que “o aproveitamento económico é criar um pólo de atracção sobre uma região”.

  

Francisco Louçã recomenda mesmo a viagem entre o Tua e Mirandela ao primeiro-ministro, antes de começar a construção da barragem. O dirigente do Bloco considera que o contacto directo com a realidade da Linha do Tua e população envolvida, poderiam ser motivos para o Governo mudar de ideias. “Estou convencido que sim, é preciso ouvir os autarcas, a população, quem tem projectos económicos para esta zona”, sugere Francisco Louça afirmando que “impressiona-me que noutros países, ferrovias como esta sejam um atractivo extraordinário, impressiona-me que um casal de turistas australianos, que descobre que isto é uma paisagem única”. “Eu acho que pode haver milhares de pessoas assim que podem fazer uma parte da riqueza desta região”, refere o dirigente partidário. “Eu acho que o ministro da economia, o do ambiente, o ministro das obras públicas e o primeiro-ministro José Sócrates faziam muito bem em conhecer melhor a opinião das populações”, conclui.

  

O dirigente do Bloco de Esquerda considera ainda uma boa aposta a extensão da linha do Tua desde Mirandela até Puebla de Sanábria, em Espanha. No entanto, para que isso aconteça é preciso que a linha não seja encerrada no seu último troço.