Direcção da A.F. Bragança refuta declarações do técnico dos Estudantes Africanos

PUB.

Ter, 15/01/2019 - 17:33


A Associação de Futebol de Bragança já respondeu em comunicado às declarações do técnico dos Estudantes Africanos, Óscar Monteiro, que acusou a associação e o presidente, António Ramos, de compactuar com o comportamento de discriminação racial de alguns árbitros.

No documento, que chegou à redação da Brigantia, lê-se que a “Associação de Futebol de Bragança não pactua com situações de violência e racismo exacerbados”.

Sobre a postura do técnico/director da equipa dos Estudantes a AFB aponta para a crise de resultados da equipa e o facto de ocupar, esta temporada, com dez jornadas realizadas, o último lugar do campeonato distrital.

“Quando os directores e treinadores não conseguem atingir os resultados a que se propuseram entram, geralmente, em situações de contestação, para com quem gere o futebol distrital e, principalmente, com os juízes de campo, que são o alvo principal dessa contestação”, lê-se no documento assinado por António Ramos, presidente da AFB.

O documento refere ainda as “inverdades propaladas” por Óscar Monteiro ao referir que o presidente da associação de futebol terá dito “que fale o branco com os árbitros”.  No comunicado lê-se que é “mais uma calúnia para atingir fins inconfessáveis”.

A resposta da AFB aponta para “ameaças e tentativas de agressão aos árbitros, bem como ameaças ao presidente e ao coordenador técnico distrital da AF Bragança, por parte do ´técnico/dirigente´da AE Africanos”.

As atitudes de Óscar Monteiro são consideradas pela AFB “exageradas” e os árbitros chegam mesmo “a acusá-lo de atitudes racistas para com alguns deles”.

Num campeonato em que vários plantéis são formados por alguns jogadores oriundos dos PALOP, a associação de futebol frisa que “nunca houve, em tempo algum, acusações de racismo por parte dessas formações contra a AF Bragança.